Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç"

2 posters

Go down

Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç" Empty Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç"

Post by Kangas Thu Sep 13, 2012 1:38 pm

A língua portuguesa é uma língua riquíssima e de grande complexidade. Por vezes, a sua ortografia pode causar dúvidas, e é preciso estar consciente de todas as regras gramaticais e ortográficas, para que se possa fazer o uso correcto desta língua secular, com um património tão extenso. Infelizmente, e devido a um (des)Acordo Ortográfico, que nada tem a ver com a evolução desta língua, muito menos com a cultura do povo que lhe deu origem, estas regras são muitas vezes confundidas e trocadas, levando a erros ainda maiores e a uma maior dificuldade no entendimento das verdadeiras regras.

Uma dessa grandes dúvidas diz respeito ao uso das consoantes "s", "ss", "c" e "ç". Muitas vezes vemos estas consoantes utilizadas incorrectamente, levando a erros ortográficos graves. Assim, terá de utilizar uma combinação diferente destas consoantes, consoante a posição que ocupam dentro da palavra e o tipo de letra que as precede. É muito importante identificar todos estes factores, para que não se cometam erros.

Vejamos a explicação dada pelo Dicionário Priberam Online

A ortografia é um conjunto de regras convencionadas; como tal, é artificial e às vezes “pouco amiga do utilizador”.

A maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve.

O caso das consoantes ou sequências de consoantes apontadas é frequentemente problemático, por corresponder muitas vezes ao mesmo som [s].

Não há nenhuma estratégia para escrever correctamente que não passe pela memorização do léxico e pela interiorização das regras, decorrentes da experiência de leitura e de escrita.

Há, no entanto, algumas indicações úteis:

a) O esse simples (s) representa o som [s] apenas em início de palavra (ex.: seguro, só), a seguir a vogal nasal (ex.: cônsul, pensão), ou a seguir a consoante (ex.: absorção, bolso, psicologia, urso); há algumas excepções, como obséquio ou trânsito, em que o s se lê [z]. Entre vogais, o s nunca tem valor de [s], mas sempre de [z] (ex.: casa).

b) O esse dobrado (ss) representa o som [s] apenas em contextos intervocálicos (ex.: assar, isso, promessa, russo), e nunca em início de palavra ou depois de consoante.

c) O cê (c) representa o som [s] apenas antes das vogais e (ex.: aceder, alce, comecei, torcer) ou i (ex.: ácido, cálcio, macio, narciso).

d) O cê com cedilha ou cê cedilhado é um sinal gráfico (ç) que representa o som [s] antes das vogais a (ex.: alça, cabeça, junção), o (ex.: calço, moço, monções) ou u (ex.: açúcar, calçudo). Este sinal nunca surge em início de palavra, nem se usa antes das vogais e (ex.: cabecear) ou i (ex.: mocinho), pois nesses casos o cê sem cedilha (c) já tem o valor de [s].

Kangas

Fonte: Dicionário Priberam Online
Kangas
Kangas

Posts : 281
Join date : 2008-10-23
Age : 47
Location : Sydney - Australia

http://www.updatedwords.com

Back to top Go down

Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç" Empty Re: Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç"

Post by MistyMoon Fri Sep 21, 2012 4:08 am

Kangas

Este post é bastante pertinente, como tem sido habitual neste fórum.

A má utilização desta regra gramatical é muito frequente em que escreve a língua portuguesa! Infelizmente vê-se até onde não devia (tv e imprensa escrita).

Continuação de óptimos posts.

Cumprimentos

MistyMoon

Posts : 13
Join date : 2012-06-07

Back to top Go down

Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç" Empty Re: Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç"

Post by Kangas Mon Sep 24, 2012 10:14 am

Olá MistyMoon

Muito obrigada. Very Happy

É realmente verdade que estas consoantes causam grande confusão, e acabamos por ver erros graves em jornais e não só. Confesso que com a introdução do (des)acordo ortográfico, tenho lido verdadeiras barbaridades em jornais e outras páginas por todo o mundo. Embarassed

O nosso objectivo é ajudar as pessoas a perceber estas regras simples, para que todos possamos falar e escrever melhor português. Ficamos muito contentes por saber que gosta. Very Happy

Muito obrigada.

Kangas
Kangas
Kangas

Posts : 281
Join date : 2008-10-23
Age : 47
Location : Sydney - Australia

http://www.updatedwords.com

Back to top Go down

Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç" Empty Re: Consoantes "S", "SS", "C" e "Ç"

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum