Consoantes: CC, CÇ, CT, PC, PÇ e PT

View previous topic View next topic Go down

Consoantes: CC, CÇ, CT, PC, PÇ e PT

Post by Admin on Thu Nov 21, 2013 12:33 pm

Como todos sabem, o Português é uma língua latina e por isso encontraremos muitas marcas do Latim na lingua portuguesa; marcas que influênciam a língua de hoje, mas que mostram também a sua evolução ao longo do tempo e a sua separação da sua língua de origem: o Latim.

A utilização das consoantes P e C na formação de determinados grupos consonânticos é o resultado dessa influêcia latina, mas acabou por evoluir de formas diferentes, consoante o país onde a língua é falada e a sua cultura. Daí que podemos ter algumas diferenças na ortografia entre os diversos países Lusófonos, nomeadamente entre Portugal e Brasil.

Ainda devido a este facto, e com aprovação do AO90, o que para muitos seria a unificação da língua, acabou por resultar numa verdadeira anarquia ortográfica, em que nem mesmo as novas regras são respeitadas e em que acabamos por ver um verdadeiro "vale tudo". Grupos consonânticos como os que vamos discutir seguidamente, são dos que mais problemas têm causado, uma vez que sofreram uma evolução diferente em ambos os países e acabam por ser "vandalizados", não só pelo AO90 propriamente dito, mas por aqueles que o tentam aplicar sem conhecimento.

Mais uma vez, gostaria de lembrar que a UPDATED WORDS se opõe ao AO90 e por isso, não aplicará tal documento, o qual identifica como sendo absurdo e ofensivo para a Língua de Camões e para a cultura portuguesa. Assim, este artigo não está de acordo com o AO90, assim como qualquer outro artigo publicado neste Fórum ou em qualquer outra página gerida pela UPDATED WORDS.

Gostaria também de salientar que este estudo foi elaborado, com base na Gramática do Português Moderno, Plátano Editora de José Manuel de Castro Pinto e Maria do Céu Vieira Lopes.

Assim, temos que as consoantes C e P devem ser escritas quando inseridas nos grupos consonânticos cc, , ct, pc, ou pt, apenas quando:


  • Pronunciadas em pelo menos um dos países:
    Caso as consoantes C ou P sejam pronunciadas em Portugal, no Brasil ou ambos, estas devem ser escritas.
    Exemplos: autóctone, facto, bactéria, cóccix, adepto, fricção, acção, núpcias, rapto, erupção



  • Precedidas das vogais A, E e O, podendo exercer influência sobre estas:
    Quando estes grupos estão precedidos das vogais A, E ou O, podendo assim afectar a sua pronúncia tornando-a mais aberta.
    Exemplos: acção, correcção, interceptar, sector, nocturno, factura, facto.



  • Estabelecer uma harmonia entre familias de palavras
    Quando determinada palavra pertence a uma família em que estas consoantes são escritas, então, e para estabelecer uma harmonia dentro desta família de palavras, todas acabarão por ter uma grafia semelhate.
    Exemplos: abstracto/abstracção, epiléctico/epilepsia, correcto/correcção, Egipto/egípcio


Kangas


Fonte: Gramática do Português Moderno, Plátano Editora

Admin
Admin

Posts : 83
Join date : 2008-10-23

View user profile http://www.updatedwords.com

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum