Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Aprender Latim

2 posters

 :: Languages :: Latin

Go down

Aprender Latim Empty Aprender Latim

Post by Kangas Sun Nov 30, 2008 1:33 pm

Cara SteelInferno,

Sempre gostei muito de história, o Império Romano e toda a Antiguidade Clássica foram os períodos que mais me terão marcado.

Contudo, tenho muita pena de não dominar a língua que se falava nesse belíssimo período da História Mundial. Ainda cheguei a comprar um dicionário de Latim, mas como é óbvio este é insuficiente.

Gostava imenso de aprender Latim, o que é que a colega me sugere? Sabe se existem alguns livros com a gramática e ensino desta língua morta? É uma língua díficil de aprender?

Desde já muito obrigado,

Abraço

Kangas
Kangas
Kangas

Posts : 281
Join date : 2008-10-23
Age : 47
Location : Sydney - Australia

http://www.updatedwords.com

Back to top Go down

Aprender Latim Empty Re: Aprender Latim

Post by SteelInferno Tue Dec 02, 2008 3:55 am

Cara Kangas,

O Latim é de facto fascinante. Eu tive a oportunidade de estudá-lo por 3 anos no ensino Secundário e 2 anos a nível universitário. É lamentável que cada vez haja menos alunos interessados em aprender Latim. Na minha escola (que era bastante grande) éramos apenas 5.

O dicionário de Latim é insuficiente sobretudo porque o Latim não funciona como o Português (ou as línguas latinas). O Latim funciona através da atribuição de desinências às palavras de acordo com a sua função gramática.

Para aprender Latim é preciso ter um conhecimento profundo de gramática. Saber sem hesitar o que é um sujeito, um complemento directo, um complemento circunstâncial, etc... e sobretudo, a um nível mais avançado, todos os tipos de orações (subordinadas relativas, explicativas, etc...). Se a Kangas souber bem tudo isto pode aprender Latim facilmente. Se tiver dificuldades, o Latim poderá tornar-se uma tarefa impossível...O Latim tem muitas regras e ainda mais excepções, por isso, uma boa memória e uma capacidade de raciocínio elevada são fundamentais. Eu achei o Latim um pouco semelhante a Matemática e aquelas equações que precisavam de três folhas do caderno para serem resolvidas.

Nos meus 5 anos de Latim nunca encontrei uma gramática apropriada para o ensino de Latim. Para aprender, recomendo que compre um livro do 10º ano. O que eu usei é muito bom, é simples, tem bastantes exercícios e boas explicações: Novo Método de Latim de António Afonso Borregana da Lisboa Editora. É um pouco caro. Na altura custou-me 3050$00 mas é destinado a quem não sabe nada de Latim e progride com uma velocidade estável. Os apêndices também são muito úteis.

O dicionário de Latim é, no entanto, fundamental. Trabalhar sem dicionário é impossível pois este tem que ser usado para identificar as declinações.

Desejo-lhe boa sorte na sua aventura latina!
SteelInferno
SteelInferno

Posts : 113
Join date : 2008-10-24
Age : 40
Location : London

http://www.ineslopes.com

Back to top Go down

Aprender Latim Empty Re: Aprender Latim

Post by Kangas Tue Dec 02, 2008 9:15 am

Cara SteelInferno,

Ao ler as suas palavras fiquei ainda mais interessada na língua e em aprofundar todo esse conhecimento. Eu concordo quando diz que o Latim é fascinante, eu sempre tive este gosto pelo Latim. E o meu fascínio pela Civilização Romana veio acentuar ainda mais o meu gosto pelo Latim.

Fico muito feliz por saber que aprendeu no Secundário. Eu tenho muita pena que a disciplina de Latim não estivesse no meu currículo. Sad

Confesso que não sei sequer se estaria disponível na escola onde eu andei. Eu estava na área de Ciências e por isso esta maravilhosa língua não fazia parte do currículo ... o que é pena!

Penso que quando for a Portugal irei comprar o livro que me recomenda e vou começar a aprender. Smile

Muito obrigado pela ajuda

Abraço

Kangas
Kangas
Kangas

Posts : 281
Join date : 2008-10-23
Age : 47
Location : Sydney - Australia

http://www.updatedwords.com

Back to top Go down

Aprender Latim Empty Re: Aprender Latim

Post by SteelInferno Wed Dec 03, 2008 1:19 pm

Cara Kangas,

No meu tempo (cerca de 10 anos atrás!), o Latim só estava disponível como disciplina opcional para as humanidades. Entre Latim e Geografia não havia dúvidas para mim. Eu sou bastante radical em relação ao ensino do Latim e acho que devia começar logo na Primária, pois é excelente para o exercício do raciocínio e da lógica e quem sabe a gramática latina não terá dificuldades em qualquer outra língua.

Acho que o Latim ainda é opcional na área das línguas no Secundário. Acho que agora as humanidades estão divididas em 2. Se não achar o livro do professor António Borregana peça um qualquer livro do 10º ano que deverá ser semelhante.

Boa sorte.
SteelInferno
SteelInferno

Posts : 113
Join date : 2008-10-24
Age : 40
Location : London

http://www.ineslopes.com

Back to top Go down

Aprender Latim Empty Re: Aprender Latim

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 :: Languages :: Latin

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum