Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Paraolímpico ou Paralímpico?

Go down

Paraolímpico ou Paralímpico? Empty Paraolímpico ou Paralímpico?

Post by Kangas Thu Sep 06, 2012 10:31 am

Paraolímpico ou Paralímpico? Question

Aproveitando a ocasião dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, decidimos esclarecer uma dúvida, que parece estar bem viva na língua portuguesa.

Embora ambas as formas pareçam ser aceites em vários dicionários de língua portuguesa, a verdade é que uma delas não passa de um estrangeirismo, uma vez que deriva de uma palavra estrangeira, que foi adaptada ao português.

Assim, temos que atleta Paraolímpico, ou Jogos Paraolímpicos, seriam as formas mais correctas na língua portuguesa. Trata-se da derivação da palava Olímpico pelo prefixo “para-“, que neste caso significa “aproximação”, “quase- Olímpicos”.

Já o termo Paralímpico, deriva da palavra inglesa Paralympic. E terá sido introduzido na língua portuguesa, por influência da língua inglesa. Não é considerado errado, contudo, nós diríamos que será “menos correcto”, ou talvez “menos adequado”.

Vejamos a explicação, de acordo com o Dicionário Priberam Online:

As formas paraolímpico e paralímpico encontram-se ambas registadas em vários dicionários de língua portuguesa e nenhuma delas pode ser considerada incorrecta.

A forma preferencial deverá ser paraolímpico, pois será mais consensual a junção do prefixo para- à palavra olímpico. Neste caso, não há uso de hífen porque o prefixo para- não deve ser seguido de hífen (ex.: paraestatal, parassíntese, paratexto), excepto se a palavra a que se junta começar pela letra h ou pela vogal a (a mesma vogal em que termina o prefixo).

A variante paralímpico pode ser justificável quer pela influência da forma inglesa paralympic, quer por um processo de síncope, comum em português, que consiste na eliminação de um fonema no interior de uma palavra (para- + [o]límpico).

A forma para-olímpico encontra-se apenas registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e não está de acordo com o uso do hífen com o prefixo para- nas principais obras de referência (por exemplo, no Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves).

Estas indicações não sofrem qualquer alteração com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990.

Kangas

Fontes: Dicionário Priberam Online, Gramática do Português Morderno, Plátano Editora
Kangas
Kangas

Posts : 281
Join date : 2008-10-23
Age : 47
Location : Sydney - Australia

http://www.updatedwords.com

Back to top Go down

Back to top


 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum